Falar sobre a saúde mental na adolescência sempre foi importante. Mas nesta era super digitalizada em que vivemos, tornou-se um diálogo fundamental.
Afinal, com o acesso ao mundo e às pessoas na ponta dos dedos, os mais jovens são expostos à informação e interação que talvez ainda não tenham discernimento para filtrar e maturidade para processar.
Ainda, ambientes digitais são terreno fértil para que a hostilidade comum à faixa etária se propague e fragilize a autoestima – que já é delicada nessa fase. E como sabemos, a autoestima está ligada a inúmeros aspectos da saúde mental.
Mas nesse ponto você pode estar se perguntando aonde quero chegar. Explico.
Como otorrino cirurgião especialista em face, falo com conhecimento de causa: uma simples Rinoplastia em adolescente pode transformar a forma como o jovem se percebe, o que contribui com sua autoestima e colabora também com a sua saúde mental.
Mas, é preciso parcimônia – não é apenas a cirurgia plástica que pode influenciar na autopercepção e autoconfiança do jovem e ter efeitos na saúde mental do adolescente. Esse é um ecossistema complexo, que demanda mais tratativas.
Vamos falar sobre isso?
Saúde mental e autoestima na adolescência: qual a relação
Sabemos que a saúde mental das pessoas é um campo cheio de camadas e garantir o bem-estar emocional requer atenção em vários aspectos da vida.
Ocorre que a autoestima é um desses aspectos.
Resumidamente, a baixa autoestima pode prejudicar a saúde mental e uma saúde mental debilitada pode afetar a autoestima. É uma via de mão dupla.
Na vida adulta, é comum que tenhamos um pouco mais de facilidade para lidar com a relação entre nossa autopercepção e saúde mental.
Mas na adolescência, não é bem assim.
Nessa fase, o adolescente está criando sua identidade e tentando entender seu lugar no mundo – tudo isso sem experiência de vida e maturidade. Ou seja: não é simples.
Por isso, o que afeta a autoestima de um adolescente pode ter muito mais peso na sua saúde mental do que imaginamos.
Prova disso são alguns dados muito tristes de adolescentes que atentam contra a própria vida como resultado do sofrimento provocado por bullying e baixa autoestima.
Então como profissional da saúde e também como pai, entendo o seguinte: uma relação familiar estável e que proporciona segurança emocional ao adolescente, associada aos cuidados pedagógicos e terapêuticos conduzidos por profissionais dessas áreas, é uma combinação essencial para a construção da autoestima.
E nessa fase, autoestima é uma ferramenta especialmente útil para preservação da saúde mental.
Mas, o que a Rinoplastia tem a ver com isso?
Saúde mental na adolescência: o papel da Rinoplastia para a autoestima
É muito comum que adolescentes manifestem para os pais o desejo de fazer uma cirurgia plástica no nariz. Então esses pais e filhos me procuram para avaliar a possibilidade da Rinoplastia.
Afinal, o nariz é um elemento muito evidente do nosso rosto, concorda?
Naturalmente, quando o adolescente não se sente bem por conta do nariz, pode ter sua autoestima bastante agredida – algumas vezes, por si mesmo. Mas outras vezes, pelos outros por meio do infame e sério bullying.
E como a Rinoplastia realmente contribui com a harmonia do rosto, acaba colaborando muito com a autoestima.
Assim, o papel da Rinoplastia para a autoestima na adolescência é garantir uma harmonia estética que permita ao jovem se sentir melhor consigo mesmo.
Consequentemente, sua autoestima estará mais forte. Se isso for associado a hábitos e práticas saudáveis, a saúde mental certamente será beneficiada.
Reforço, claro, que cuidar da saúde mental é um conjunto de medidas.
- Uma cirurgia plástica pode ajudar a melhorar a autoestima e impactar positivamente a saúde mental, certamente. Mas ela não substitui tratamentos psiquiátricos e terapêuticos quando eles se fazem necessários. Também não substitui a adoção de hábitos saudáveis acerca da saúde física e emocional.
- Uma Rinoplastia pode trazer muita felicidade ao adolescente e mudar a forma como ele se vê. No entanto, diálogo em casa, orientação pedagógica na escola, terapia com psicólogos especialistas se necessário e hábitos saudáveis são fundamentais para que a saúde mental do jovem seja protegida.
Rinoplastia na adolescência: como funciona
A Rinoplastia na adolescência serve para ajustar elementos estéticos e funcionais do nariz. Veja alguns aspectos importantes da cirurgia nessa fase.
Idade
Geralmente, o melhor momento é quando o desenvolvimento da estrutura facial já está completo. Nas meninas, aguardamos cerca de 2 a 3 anos após a primeira menstruação – ao redor dos 14 anos. Em meninos, a maturação costuma ser um pouco mais tardia, um a dois anos após.
Inclusive, é muito comum as meninas desejarem ter o novo nariz antes da sua festa de debutante. Fazemos exames e temos uma conversa franca com a família para decidir o melhor momento.
Estética e função nasal
Pessoalmente, ao realizar uma cirurgia estética, já faço também a correção funcional necessária.
Alguns cirurgiões não adotam essa conduta, corrigindo apenas estética ou apenas funcionalidade.
Mas eu gosto muito dessa abordagem, porque o adolescente ganha na harmonização facial e também na qualidade da respiração.
Simulação do resultado
Ainda, meu método inclui a simulação 3D antes da cirurgia, que permite ver o resultado antes da operação.
- Ou seja: junto com o paciente, projeto no computador as alterações que ele deseja para que possamos visualizar como vai ficar o resultado antes de operar.
- Então, quando chegamos ao nariz que o paciente deseja no projeto do computador, imprimo guias 3D com as medidas e ângulos que usaremos no dia da cirurgia.
- Em outras palavras, vamos para a cirurgia com esse projeto em mãos e assim teremos um resultado muito mais seguro e de acordo com o desejado. Dentro do possível.
Vale lembrar que esse método que uso chama-se Rinoplastia 3D e não são todos os cirurgiões que executam. Muitos ainda operam sem o planejamento prévio, o que deixa o processo mais suscetível a erros.
Aproveite, e veja um breve vídeo do processo de Rinoplastia 3D.
Antes da cirurgia, a simulação 3D para chegar ao resultado desejado. Depois da cirurgia, a guia 3D do projeto simulado, com as medidas e ângulos exatos que planejamos.
Recuperação
Geralmente, o paciente precisa repousar por dois dias e depois disso pode voltar gradualmente às atividades normais. Isso, desde que evite erguer peso e comer alimentos muito quentes por pelo menos uma semana, e, não pratique atividades que possam machucar o nariz (como jogar bola) por pelo menos um mês. Quanto à exposição ao sol, é melhor aguardar até 2 meses.
Claro, a orientação exata pode variar de um paciente para outro, quanto ao pós.
Cicatrização
Em pouco mais de três semanas os inchaços e hematomas já desapareceram por completo. As estruturas mais internas podem levar mais tempo para cicatrizar, mas a mudança estética positiva já é plenamente visível.
Resultado
Com um mês o resultado estético é plenamente visível.
Rinoplastia em adolescente: fotos antes e depois
Para ilustrar e a título de informação educativa, trago alguns resultados interessantes de Rinoplastia em adolescentes – as imagens aqui são autorizadas pelos pacientes e por seus pais, mas mesmo assim tomei o cuidado de não mostrar a face toda.
Rinoplastia em adolescente: qual o melhor cirurgião
O melhor cirurgião para realizar Rinoplastia em adolescente é um otorrino especialista em cirurgias craniomaxilofaciais – como é meu caso, Gabriel Zorron.
Isso porque nós entendemos de toda a parte estrutural óssea, cartilaginosa e muscular do crânio, maxila e rosto – ou seja, sabemos conduzir com precisão estética e funcional uma operação no nariz, além de toda face e pescoço.
Se você deseja marcar uma consulta para avaliar a possibilidade de Rinoplastia, mande uma mensagem aqui.